Dia 10 [Bratislava - Gyor]

10.º dia [16-08-2012]
[Bratislava - Gyor]
Apenas como referência, aqui está o mapa da zona retirado do Google Maps.

Após o check-out do hostel, fomos tomar o pequeno-almoço na padaria onde tínhamos comido a segunda dose no dia anterior. Saímos de Bratislava seguindo as indicações que tínhamos no mapa e lá demos com o caminho … que seguimos até nos perdermos, já em território húngaro :) Andamos no meio de uns campos, onde vimos pequenos veados a correr “assustados” e lebres que se atravessavam no nosso caminho. Tudo isto seria agradável, não fosse o caso de andarmos perdidos e, como mais tarde constatamos, em sentido contrário ao que desejávamos :(

Quando nos apercebemos, já estávamos na zona fronteiriça da Hungria com a Áustria :) Aproveitei para cambiar 100€, que deram 26600 florins húngaros, e perguntar como podíamos fazer para seguir o caminho correto. O problema era encontrar alguém que soubesse falar minimamente inglês :( Era uma pequena zona, numa pequena localidade, o que é natural. Um ajudante de um restaurante lá nos conseguiu explicar que podíamos e devíamos passar uma via rápida (autoestrada?) que estava à nossa frente e que, para tal, deveríamos fazê-lo junto a umas antigas cabines de cobrança de portagem, ou algo do tipo. Quando passávamos a tal estrada, descansadinhos da vida, ouvimos as sirenes de um carro da polícia, tipo BT, e claro está, era a nós que se dirigiam :) Mais uma vez, enquanto tentava explicar, em inglês, o que tinha acontecido e qual o nosso objetivo, apercebi-me que os agentes estavam aflitos com a língua inglesa :) Lá percebi que nos estavam a avisar, em húngaro :) … mesmo depois de eu lhe dar a entender que só falava inglês … que não podíamos passar por ali mas, já que ali estávamos, para o fazermos com cuidado. Percebi que pretendia apenas garantir que não fazíamos nenhuma asneira durante a travessia da estrada. Foi pacífico.

Acabamos por conseguir encontrar o acesso até uma localidade onde, esperávamos nós, encontraríamos as indicações para o trajeto da rota 6, a que queríamos seguir. Depois de rodarmos uns bons kms por um estradão de areão, chegamos a um local em que acabava o trilho e, para nosso espanto, a única maneira de continuarmos era seguirmos a estrada principal … que, por acaso, apresentava um sinal a indicar que era proibida a bicicletas, tratores e carroças :) Sem saber o que fazer, resolvi consultar um pequeno mapa que tinha no telemóvel quando aparece um tipo de bicicleta e nos diz que podíamos apanhar a tal rota 6 uns kms mais à frente. Disse-nos para o seguirmos, pela tal estrada em que era proibido passarmos :) e a qual ele ia seguir, até um cruzamento que nos levaria até onde queríamos. Finalmente, já com as marcações/indicações fomos pedalando até Gyor … mas fizemos uma paragem para beber uma cervejinha húngara e aliviar o stress do dia :)

Ao chegar a Gyor, junto a uma capela, estava a acontecer uma cerimónia qualquer em que os padres estavam sentados à entrada e uns jovens músicos tocavam violino. Ouvimos um pouco e seguimos até ao posto de turismo onde uma senhora, muito simpática, nos arranjou dormida num "dormitório de estudantes", o Famulus Kollegium. Devem ser residências de estudantes que aproveitam o período de férias das escolas para rentabilizar os espaços. Bom para eles e para os turistas que conseguem dormidas em boas condições, a preços acessíveis (3300 florins/pessoa) Fizemos o check-in, tendo de pagar 4000 florins de caução pelos lençóis :) e pelo cartão que nos dava acesso ao dormitório (que são devolvidos no check-out). Nessa noite, fui jantar ao McDonald's, tendo direito a um copo oferta da Coca-Cola ;) e depois fui dormir porque o dia tinha sido muito cansativo em termos físicos e psicológicos … com tanta confusão para encontrar os trilhos.