Dia 02 [Passau - Aschach]

2.º dia [08-08-2012]
[Passau - Aschach]

Após a noite não muito bem dormida, fizemos o checkout do Rotel Inn e fomos comprar o pequeno-almoço numa padaria … havia que começar a evitar grandes despesas logo no primeiro dia :) Demos uma voltinha pela parte “velha” da cidade e fomos ao posto de informações saber onde poderíamos encontrar uma loja/mecânico de bicicletas para dar um pouco de ar na suspensão da bicicleta do Moleiro que ele tinha tirado para fazer a viagem de avião (além dos pneus, convém tirar um pouco do ar das suspensões que funcionam a ar). Após umas voltas pelos sítios que nos indicaram, acabamos por não conseguir “resolver o problema” porque em nenhum lado tinham o adaptador necessário para as suspensões da Marzocchi. Tratamos de ir comprar umas coisas para o almoço, que seria volante, e arrancamos em direção a Aschach.

Como tínhamos “perdido” a manhã a visitar Passau e a tentar resolver a situação da suspensão, acabamos por fazer a paragem para almoço logo por volta do km 9 :) num banquinho junto ao rio. Lá fomos pedalando, maravilhados com o rio e as paisagens envolventes (ainda estava tudo muito “fresco” para nós!) até fazermos uma pequena paragem para um cafezito … este vício que os tugas têm do café :)

Encontramos um casal italiano com os filhos que também estavam a fazer o mesmo percurso e aproveitamos para confirmar se o livro-guia que eles tinham também aconselhava a passar o rio de barco num local um pouco mais à frente. Assim foi, em Engelhartszell fizemos a travessia do rio e depois voltamos à mesma margem em Schlogen, um local famoso pela curva (“laço”) que o rio faz, o “schlogen schlinge”. Antes de chegarmos a Aschach paramos num posto de informações/turismo para arranjar dormida. O local, muito bem organizado, dispunha fotos dos hostels/pensões/casas particulares… e com os preços afixados. A senhora que nos atendeu, muito eficiente e simpática, fez o telefonema a reservar a dormida para nós (optamos por um quarto numa casa particular "Privatzimmer Familie Ehrengruber", saía mais em conta - 23€/pessoa) e, por este serviço, apenas pagamos um valor (3,68€) que depois era descontado no valor a pagar pela dormida. Muito bem!

Continuamos a nossa pedalada, mais descansados porque já tínhamos a dormida assegurada. Ao chegar a Aschach, encontramos uma loja de bicicletas onde o Moleiro pode dar ar na suspensão. Perguntamos quanto era e o tipo disse que era o que quiséssemos dar, apontando para a lata das gorjetas. Como já estava a ficar tarde, dirigimos-nos para o outro lado do rio, onde ficava o local onde íamos dormir (a tal casa privada, "Privatzimmer Familie Ehrengruber"), deixando a visita a Aschach para a manhã do dia seguinte. Quando chegamos, fomos carinhosamente recebidos pela proprietária e seu esposo, uma grega que casou e vive há muitos anos na Áustria. Sempre a falar, embora comunicássemos mais por gestos dado ela não saber nada de inglês, lá nos encaminhou para a garagem para guardarmos as bicicletas e para aquele que seria o nosso quarto. Quando me viu a lavar a roupa do dia, queria tirar-ma da mão e pôr na máquina, mesmo eu dizendo que não havia necessidade. Acabou por me ajudar a lavá-la à mão – era impossível negar a sua ajuda, ela não deixava :) – e acabou por colocá-la na máquina para dar umas voltas e assim secar mais rápido. A casa estava cheia de canteiros e vasos com flores e não resisti a pedir-lhe para tirarmos uma foto no banco de jardim :)

Não éramos os únicos clientes. Mais tarde, chegou uma senhora e os filhos, que também estavam a andar de bicicleta (já os tínhamos visto durante o percurso do dia) e outro casal e respetivos filhos também estavam lá a dormir. Depois do banho tomado, roupa lavada e estendida :), pegamos nas bicicletas e fomos para Aschach para jantar e regressamos para o merecido descanso.