Dia 11 [Gyor - Komárom - Siófok (Balaton)]

11.º dia [17-08-2012]
[Gyor - Komárom - Siófok (Balaton)]
Apenas como referência, aqui está o mapa da zona retirado do Google Maps.

O dia começou com o alarme de incêndio a tocar! Acabadinho de me levantar, resolvi aquecer um pãozito em cima da placa do fogão e o fumo disparou o alarme de incêndio :) Nada de grave, embora o segurança de serviço tivesse vindo bater à porta do quarto :) Seguiu-se a visita a Gyor, com direito a um pequeno-almoço numa bela esplanada de uma bela pastelaria … e a saída atribulada em direção a Komárom. Durante a tentativa de encontrar a saída da cidade, passamos por uma zona onde estava a decorrer uma prova de karting e aproveitamos para perguntar a uns polícias se estávamos na direção certa. Pois, pois … falar inglês é que não é com eles :) Lá apontei para o mapa e eles foram confirmando com a cabeça.

Descoberta a ecovia, as primeiras pessoas por quem nos cruzámos foram uns tipos que vinham em cadeiras de rodas. Não era novidade nenhuma, não fosse o caso de mais uns metros à frente … voltarmos a ver mais alguns tipos em cadeiras de rodas que saíam de uma zona de mata … e tinham um aspeto “estranho”. Fomos pedalando, enquanto havia ecovia … e depois acabamos por voltar a encontrar o tal sinal de proibido a bicicletas, tratores, carroças, naves espaciais … e voltamos a não respeitar a tal sinalização, seguindo a estrada com carros e camiões a passar a alta velocidade. Como estava desejoso de sair daquela estrada, pedalei a todo o gás … mas a estrada nunca mais terminava :( A certa altura, telefonei para o Jonas, o nosso agente de viagens (tapetevoador viagens), para ele me dar informações sobre os preços que poderíamos encontrar no lago Balaton, já que a continuação da viagem até Esztergom através de estrada não estava nos meus planos. O lago Balaton era um local que tínhamos colocado a hipótese de visitar, caso a viagem corresse bem, ou seja, caso chegássemos a Budapeste antes do previsto e sobrasse um tempinho para ir relaxar na “praia” :) Cansado dos “trilhos” com que nos estávamos a deparar na Hungria, aliado à má sinalização dos percursos, a ida a Balaton passou a ser uma alternativa muito válida.

Assim, quando chegámos a Komárom, fomos beber uma bebida fresca, um panaché em lata :) e dirigimo-nos à estação de comboio para comprar bilhetes para o lago. Mais uma vez, ninguém falava inglês/francês/espanhol … ou qualquer outra língua que estivesse no meu currículo :) Enquanto tentava confirmar com a senhora da bilheteira se o comboio das 16H11 ia para Székesfehérvár, e se daí teríamos ligação para o lago, apareceu na fila um tipo novo que sabia falar inglês e nos confirmou que aquele comboio nos levaria a Székesfehérvár, onde poderíamos apanhar outro para o lago. Muito prestável, lá informou a senhora que queríamos dois bilhetes para nós e mais dois para as bicicletas.

Já dentro do comboio, satisfeitos por irmos para um fim-de-semana na “praia” :) fomos “abençoados” com um tipo que nos acompanhou durante a viagem toda, sempre a falar … embora não tivesse percebido nada da conversa dele … pois além de insistir em falar húngaro, estava bem bebido :) Mas o certo é que ao chegar a Székesfehérvár lá nos indicou como deveríamos fazer para nos dirigirmos à bilheteira e comprar os bilhetes para a viagem até ao lago. Nova bilheteira, nova aventura. Apontei no mapa para Siófok, um local junto ao lago e que eu tinha visto haver comboio às 17H48. A senhora lá percebeu o que queríamos … e já estávamos a caminho do fim-de-semana de descanso balnear :) Fizemos a viagem nas últimas carruagens, destinada a bicicletas e seus acompanhantes. Chegados a Siófok, dirigimo-nos ao posto de turismo e lá conseguimos dormida para essa noite, sexta-feira, no “Hostel Touring Siofok” (não aconselho a ninguém, como poderão ler mais abaixo ... e se duvidam, vejam os comentários no Tripadvisor). Para a noite de sábado, teríamos de tentar arranjar no dia seguinte. Mais uma vez, tentávamos encontrar o hostel no mapa e a coisa não estava fácil. Perguntei a umas raparigas que passavam de bicicleta e elas levaram-nos até lá … ficava no caminho delas, segundo o que disseram :) Em frente ao hostel estava montado o circo EXIT … espetáculo!!!

Depois do banhinho, comemos uma sandosca “caseira” no quarto e saímos para beber uma cervejinha num tasco em que estava a dar futebol, o Real Madrid Castilla contra o Villarreal. Que saudades de ver uma futebolada!!! Enquanto nos deliciávamos com a cervejinha e matávamos saudades do futebol, apreciávamos um borrachão (no verdadeiro sentido da palavra) que ia percorrendo as mesas, sentava-se e acabava por escorraçar os clientes :) Chegada a nossa vez, disse qualquer coisa na língua dele … acho eu :) … ao que eu respondi “Não compreendo, Portugalo” e ele lá ficou sossegadinho, sentado na nossa mesa, sem incomodar, quase a dormir … e de vez em quando, dizia-me qualquer coisa … que eu não percebia, é claro :) Lá para o fim do jogo, voltou a “acordar” e deu-me a entender que queria fazer braço de ferro comigo :) Mostrei-lhe que não era justo … o tipo era um “bisonte” … acabando por desistir e resolvendo engraçar com a minha careca :) Fazia-me festas na testa, sem aleijar … não sei como o conseguia, com a tosga que estava … não incomodando e dando uma imagem engraçada para todos os presentes. Acabou por dar uma golada no resto da minha cerveja e eu, prontamente, ofereci-lhe o resto e disse que tínhamos que ir embora. Teve que ser, antes que a coisa se complicasse :) Regressamos ao hostel e no hall do andar do nosso quarto, estavam quatro francesas sentadas no sofá, com as pernas esticadas e não nos deixavam passar … mas acabamos por passar :) No quarto, deparamos com uma infinidade de bicharada … aranhas, mosquitos … de tamanhos intimidatórios … muito mais intimidatório que o tamanho do bêbado que se meteu
connosco no tasco :) O resto da noite … só visto!!! A tantas horas, chega um grupo que me pareceu dos franceses que tínhamos visto, todos bêbados, aos gritos … um a cantar o Yellow dos Coldplay (estão a imaginar um francês bêbado a cantar em inglês?) … despejavam ou atiravam garrafas pelo ar … um barulho que só visto, ou antes, só ouvido :) Mais tarde, às 6 da manhã (desta vez, liguei o telemóvel para ver as horas), chega outro grupo, que me pareciam húngaros, que também gritavam, batiam com as portas, davam murros nas portas dos outros quartos … Conclusão: não dormi nada de jeito … mas não estava preocupado, porque era dia de descanso, não íamos pedalar :)