Dia 05 [Spitz - Krems - Tulln]

5.º dia [11-08-2012]
[Spitz - Krems - Tulln]

O dia começou como todos os outros: pequeno-almoço (com direito a sandosca pra viagem), compra de bens alimentares para o dia e saída em direção a Krems. Fomos presenteados com uma bela chuvada que nos obrigou a recorrer a um abrigo a que outros ciclistas se juntaram. Um deles, olhando para um miúdo que deveria ser filho, apontou para a bandeira que eu tinha na bicicleta e o puto disse logo: Portugal!!!! :) Tinham estado há pouco tempo cá de férias. Esta região, Wahtchau, é zona de produção de vinho e isso era bem visível nas paisagens repletas de vinhas.

Em Krems, passamos pelo centro, bastante animado, com muitas lojas, restaurantes e gelatarias. Almoçamos num parque da cidade, onde encontramos um porta-chaves que tentamos entregar no posto de turismo junto ao parque mas este encontrava-se fechado por ser a hora de almoço. Como não queríamos ficar muito tempo naquela zona, decidimos que o entregaríamos a um polícia, só que também não foi possível encontrar um policia :) Ao que parece, o nível de criminalidade não justifica ter polícias na rua :) Pedimos informações sobre a localização de um posto da polícia e chegamos à conclusão que ficava na direção que iríamos tomar para sair da cidade. E assim foi, à saída da cidade lá encontramos o posto da polícia onde entregamos o porta-chaves. O posto era grande, com muitos carros à porta mas com poucos polícias … pelo menos visíveis :)

Saímos em direção a Tulln, sempre a acelerar. Em Altenworth, passamos o rio para o outro lado e passamos por um afluente com água limpa, pelo menos no aspeto :) Voltou a cair uma chuvada e, desta vez, abrigamo-nos no meio dumas árvores e arbustos que, para nossa sorte, estavam ali perto.





Chegados a Tulln, no posto de turismo indicaram-nos uma pensão que ficava logo ali, a poucos metros, a pensão “Albrechtsstuben”. Fomos lá, e fomos atendidos por uma jovem empregada, bastante simpática :) Depois do banhinho tomado, fomos dar uma volta para conhecer um pouco de Tulln. Junto ao rio, decorriam os ensaios de som para um concerto que iria acontecer à noite. O palco era em cima do rio e o recinto tinha cadeiras fixas, pelo que deduzo seja uma zona própria para espetáculos. Fomos beber uma cervejinha num café junto a uma praça e depois regressamos à pensão onde acabamos por jantar. A refeição estava com bom aspeto e bem elaborada. Consultando a ementa, além de vegetariano, também se encontrava vegan. Nada mau para uma pensão.

Depois de jantar, fomos até ao concerto no rio. Os músicos, dois, os Attwenger tocavam uma música que julgo ser uma mistura de música tradicional austríaca com sons mais modernos. Com uma bateria e um acordeão, eram bem castiços, embora as músicas fossem muito longas … parece que nunca mais acabavam :) O que é certo é que tinha muita gente e muitos dos espectadores dançavam, de uma forma esquisita :), mas dançavam :) Depois do concerto, regressamos à pensão para dormir.

Aqui fica um vídeo dos Attwenger :)