Dia 08 [Viena - Bratislava]

8.º dia [14-08-2012]
[Viena – Bratislava]

A saída de Viena foi meio complicada, tal como tinha lido num blogue antes de arrancarmos para esta aventura. Estávamos parados junto a um semáforo, aproveitando para confirmar a nossa trajetória no mapa, quando fomos abordados por um ciclista que se ofereceu para nos ajudar. Estava a fazer o seu treino matinal, penso eu, e ofereceu-se para nos levar até a uma ponte que dava acesso a um canal que nós deveríamos seguir para apanharmos o caminho para Bratislava. E assim foi. Pedalando atrás dele, a saída de Viena descomplicou-se :) Percorremos o tal canal até chegarmos a uma zona com habitações/fábricas e acabamos por andar um pouco perdidos. Confirmamos se a nossa localização com um carteiro que nos indicou a direção a seguir. Perto do início/entrada do Parque Nacional (Donau-Auen National Park), uma senhora confirmou-nos que ali era o início da floresta que deveríamos atravessar.

Fomos pedalando, na esperança de encontrarmos alguma indicação de que estávamos no sítio certo, quando apareceu um tipo de bicicleta a dizer (por gestos) que por ali não passávamos porque íamos encontrar água pelo joelho. Pela t-shirt que usava, fiquei com a ideia que seria um guarda do parque, ou algo assim. Não, posso confirmar porque ele não falava inglês/francês/espanhol e não percebia nada do que lhe dizíamos :) Lá consegui dizer-lhe que queríamos ir para Bratislava e ele, levando as mãos à cabeça :), disse para irmos atrás dele. Foram uns largos minutos a pedalar a alta velocidade pela floresta, num estilo mais radical como o que fazemos nos nossos trilhos na Barca, até chegarmos a uma nova zona industrial. Aí, ele disse-nos para irmos sempre em frente.

Seguimos as indicações dele e acabamos por encontrar uns ciclistas que nos confirmaram que era para seguir sempre em frente até Hainburg. Este “sempre em frente”, era uma reta com mais de 15 km, que nós já tínhamos percebido existir através do mapa. No fim desta reta, tinha uma curva com 1km, ou algo assim :), e aproveitamos para parar e comer qualquer coisa (e beber uma cervejinha que tínhamos trazido, pois estava um calor abrasador). Seguimos o caminho até Bratislava e, mais uma vez, andamos um pouco perdidos, desta vez, à procura da rua do hostel :)

Após o check-in feito, no Downtown Backpackers Hostel (71,40€ para 2 pessoas/2 noites), fomos para o nosso quarto, o Picasso. Um quarto com oito beliches que já tinha hóspedes e que, sem qualquer dúvida, alguns eram do sexo feminino, dada a panóplia de objetos de “beleza” espalhados pelo quarto :) Banho tomado, em WCs comuns a vários quartos, e fomos beber uma cervejinha ao café/esplanada que faz parte do bar/restaurante com o mesmo nome do hostel e que se situa no rés-do-chão do edifício. Acabamos por beber mais umas cervejinhas e ficamos para jantar no restaurante. Pedi uma refeição típica da Eslováquia e fui contemplado com um pratinho com massa embrulhada em queijo e com uns pedacinhos de bacon :) No comments!!! Acabados de jantar, fomos até à zona do bar onde dois tipos tocavam viola e saxofone para animar a casa.
Entretanto, fui até à esplanada e fiquei à conversa com duas inglesas de Manchester e um americano, texano de Houston. Fomos falando das nossas línguas (tomavam-me por italiano) e culturas e o tempo foi passando. Quando regressei ao quarto, já entrei às escuras porque estava alguém a dormir. Devia ser um canadiano que chegou há mesma hora que nós e tinha ar de quem se deitava cedo :) Lá tentei adormecer, enquanto o Moleiro ressonava “como um porco” e enquanto as nossas vizinhas de quarto também entravam e saíam a toda a hora e falavam não sei do quê. Dorme, acorda, dorme, acorda … e assim foi toda a noite.